terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

15 - Viagem (Jorge Santos)


ISBN: 978-989-688-250-1.
Formato: 13 x 9,5 cm - 32 pág. - P.V.P.: € 5,00.



Desfaz da minh’alma o novelo 


Nem sei se arpas tenho, perto deste novelo,
Que desenrolo na direcção do sol-posto,
Lentamente… (como se faz uma canção)
“Sabe Deus porque tenho aspas, em mim”

Sendo de finos fios e branco cabelo,
Faz um som, que em mim ralha e dói,
Como um barco parado, pedindo abate
Sabendo que existe e o mar cresce, cresce

Não sei se harpas tenho, no cabelo,
Ou se é o destino, mostrando o caminho
Lento, sem rede que leva da alma, o poente
Que parece que volta, mas não volta.

Nem sei que alma das minhas chora,
A do novelo de lã, que desenrola
Lentamente ou a do vento que traz
Uma canção de arpas, que o meu coração

Desfaz... desfaz da lã, o novelo…